quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Idade do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros



Sid, Manny, Diego e companhia estão de volta aos ecrãs de cinema, em mais uma aventura na Idade do Gelo. Desta vez a manada mais peculiar da História depara-se com um mundo perdido, povoado por dinossauros e por Buck, uma doninha impregnada com o espírito de Jack Sparrow.


A discussão sobre o papel dos filmes de animação dentro da indústria cinematográfica americana levará rapidamente à conclusão de que o sucesso que estes tiveram junto do público, na última década, está relacionado com o público-alvo que estes visam. Se por um lado as crianças são centrais para estes filmes, há que entender que, por outro lado, estas novas animações têm como objectivo importante uma sofisticação que permita aos mais velhos apreciarem os filmes, tendo em conta que são os pais os responsáveis por levar as crianças ao cinema. É importante ter esta ideia em mente, porque o ponto fraco desta terceira aventura na Idade do Gelo reside exactamente no facto de, ao contrário do primeiro filme (e até do segundo filme), ser muito mais simplista e, por isso, ser menos atractivo para públicos mais velhos.


O que ressalta deste terceiro filme é a amenização emocional, que já se sentia no segundo (curiosamente, tanto o segundo como o terceiro têm o mesmo realizador, Carlos Saldanha), que contrasta com a força emocional do primeiro filme, onde se lidava directamente com, por exemplo, a morte. O que permite a este filme manter-se à tona da água é o facto de depender de personagens coesas e interessantes, construídas no longo processo de escrita do primeiro filme, garantindo a este filme uma dose relativa de interesse, mesmo quando percebemos que é mais infantil que os anteriores. Os mais novos vão continuar a apreciar as aventuras das personagens que já conhecem, enquanto que os mais velhos, embora possam sair mais desiludidos que nos filmes anteriores, continuarão a não dar por mal empregue o tempo.


John Leguizamo, Denis Leary, Ray Romano e Queen Latifah voltam a dar voz às personagens, juntando-se-lhes Simon Pegg, a dar voz à doninha Buck, com tiques de Johnny Depp, em Os Piratas das Caraíbas. Desta vez o grupo de amigos depara-se com um mundo perdido, no qual os dinossauros ainda reinam. O objectivo passa, desta vez, por resgatar Sid, que, com o desejo de constituir uma família, rouba ovos de Tyrannosaurus Rex, sendo depois “raptado” pela mãe dinossauro. E é claro que não falta Scrat e a sua bolota, desta vez acompanhada por uma irresistível fêmea esquilo.


Fonte: Msn

Sem comentários: