terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prisao do Padre Raul Tati e de dois advogados

Dois advogados foram hoje detidos em Cabinda

Foram hoje detidos na cidade de Cabinda os advogadoslocais Martinho Nombo e Francisco Luemba, disse ao PÚBLICO o filho mais velho deste último, João.

A polícia de investigação criminal apareceu na residência familiar pouco depois das 06h00 da manhã locais (05h00 em Lisboa), com um mandato de captura, e levou Francisco Luemba, autor de um livro, publicado o ano passado, sobre os sentimentos independentistas da população do território.

Minutos depois, segundo o relato telefónico feito por João Luemba, o mais velho de cinco irmãos, os agentes policiais voltaram a aparecer, passaram uma revista à casa e levaram documentos, tendo daí seguido para o escritório do advogado.

Quanto a Martinho Nombo, fora entretanto detido, depois de ontem à noite ter dado conhecimento à agência Lusa de que a polícia prendera o padre Raul Tati, antigo vigário-geral da diocese de Cabinda e pessoa que de há muito se identifica com os sentimentos independentistas de uma parte da população de Cabinda, que não se quer reconhecer como angolana.

Uma autêntica vaga de detenções tem estado a ser verificada desde que há nove dias uma facção do movimento independentista FLEC reivindicou a autoria dos disparos que mataram o treinador adjunto e o assessor de imprensa da selecção togolesa de futebol, que estava a chegar ao território a fim de participar no Campeonato Africano das Nações (CAN 2010).

Depois desse ataque, os togoleses desistiram de participar na prova, retirando assim algum brilho à forma como as autoridades desejavam que decorresse este campeonato, com jogos marcados tanto para Cabinda como para Luanda, Benguela e Lubango.

A FLEC é um movimento independentista que foi criado em 1963 na cidade de Ponta Negra, na vizinha República do Congo (Brazzaville).
Fonte: Desconhecido

Sem comentários: