sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fases do Metodo Estatístico

Num estudo estatístico, normalmente, segue-se um conjunto de passos que designamos por fases do método estatístico:


- Definição do problema;
- Planificação do processo de resolução;
- Recolha de dados;
- Organização de dados;
- Apresentação de dados;
- Análise e interpretação de dados.

Definição do problema


A primeira fase consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado.
O investigador deve ainda analisar outros estudos feitos sobre o mesmo tema.
A 1ª fase pode responder à definição de um problema ou, simplesmente, dar resposta a um interesse dos alunos. Nalguns casos estão envolvidas variáveis qualitativas e noutros casos variáveis quantitativas.
Algumas sugestões de temas a tratar:
- variação de altura, peso…;
-tratamento de dados relativos aos desempenhos dos alunos no salto em altura, lançamento de pesos,…;
- a frequência de batimentos cardíacos;
-o tempo necessário à realização de uma prova.

Planificação


Definido o problema, é preciso determinar um processo para o resolver e, em especial, a forma como obter informações sobre a variável ou variáveis em estudo. É nesta fase que se decide pela observação da população ou de uma amostra.

Recolha de dados


Os dados podem ser escolhidos, por exemplo, através de:
- Questionários;
- Observação;
- Experimentação;
- Pesquisa bibliográfica.

Organização de dados


Consiste em “resumir” os dados através da sua contagem e agrupamento. Deste modo, obtém-se um conjunto de informações que irá conduzir ao estudo do atributo estatístico.

Apresentação de dados


Há duas formas de observação que não se excluem mutuamente:
- apresentação por tabelas;
- apresentação por gráficos.
Estas formas de apresentar dados permitem sintetizar grandes quantidades de dados, tornando mais fácil a compreensão do atributo em estudo e permitindo uma futura análise.

Análise e interpretação de dados


Nesta fase, calculam-se novos números com base nos dados estatísticos. Estes novos números permitem fazer uma descrição do fenómeno evidenciando algumas das suas características particulares.
Nesta fase ainda é possível, por vezes, “arriscar” alguma generalização a qual envolverá sempre algum grau de incerteza.

É importante que os alunos percebam o significado das medidas estudadas: média e moda e o porquê de as estarem a estudar. Os alunos devem, ainda, ser incentivados a estabelecer relações entre essas medidas.


Para além destes aspectos, o NCTM (1991) recomenda que os alunos sejam envolvidos num estabelecimento de conjecturas e na comunicação da informação de uma forma convincente, através da elaboração de relatórios, textos e artigos onde incluam, por exemplo, gráficos e tabelas. Os alunos devem ser sensibilizados para a influência que poderá ter o modo de apresentação da informação na comunicação de resultados, nomeadamente, a utilização de diferentes gráficos e/ou diferentes escalas. Esta fase é um bom contexto à utilização de software, designadamente, o Excel.

Sem comentários: